-
Arquitetos: MURO estudio
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Juan Muller
-
Fabricantes: CAVATORI MARMOLES, LUMINOTECNIA, Lucciola, Murvi, Navarro Habitat, Quadri, Somos Acapulco, Vetromile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta particular residência urbana de 140m2 localizada em uma pequena passagem chamada "La Blanqueada", no coração da área residencial de Villa Devoto, o pulmão verde da cidade de Buenos Aires, leva seu nome tanto da passagem em que está localizada como da cor de suas paredes (já que "branco", em castelhano, é "blanco"). La Blanqueada nasceu como um projeto de certa complexidade, a casa original estava em muito mau estado e tinha apenas alguns elementos a preservar. Ao mesmo tempo, o lote de esquina desafiava de sua proporção de apenas 8,66m x 12,70m, em uma situação extrema de escuridão.
Devido a sua altura e calor, a antiga abóboda de tijolos era o principal elemento a ser preservado. Os espaços do novo projeto foram configurados para destacar este elemento, que foi definido como área do espaço público e do encontro. Neste ponto, a premissa do projeto se concentrou na convivência entre o moderno e o antigo, tomando a história da casa e gerando novas histórias espaciais.
A casa original tinha apenas um pequeno jardim na frente, que servia como uma expansão e a única entrada de luz no térreo. Dada esta configuração, os quartos eram muito escuros. No novo projeto, foi decidido ampliar o jardim em vários metros, ocupando quase toda a extensão do terreno. A casa foi disposta em forma de "L" e o novo vazio permitiu uma maior presença do verde, acrescentando uma piscina urbana e uma sala de jantar semi-coberta. Todos os ambientes da casa foram orientados para o noroeste e ventilados em direção ao novo vazio, com luz natural ao longo do dia.
Os limites do térreo são embaçados através da marcenaria contínua de vidro, gerando uma integração entre dentro e fora, e recriando assim um espaço maior. Um monolito de madeira, que pousa nos fundos da casa, resolve os serviços de cozinha, banheiro e lavanderia. Acompanhado por um bar que se integra com o resto do espaço. Ao subir as escadas até o andar dos dormitórios, encontramos um pequeno pátio em escala urbana, que proporciona luz e verde para a circulação. Deste ponto, uma escada em espiral leva ao terraço, a terceira e última ampliação da casa. Dada a baixa escala do bairro, ele tem amplas vistas da cidade.
Os painéis metálicos brancos - além de funcionar como elemento de segurança - formam uma malha que integra os diferentes programas do piso superior na fachada. Abri-los e fechá-los gera um dinamismo lúdico, e a casa sofre uma mutação. A reforma "La Blanqueada" transformou uma casa compacta e escura em uma casa com um jogo de luz e sombra, materiais, pátios e alturas. Estes jogos proporcionam dinamismo na experiência da família e geram uma grande variedade de situações espaciais que enquadram o uso de cada ambiente. É possível visitá-la com hora marcada entrando em contato com o Muro Estudio.